Principais Atividades
Vistoria de Entrega de Obra:
Possui objetivo de registrar como a obra está sendo entregue aos compradores. Para isso, ele aponta com detalhes minuciosos todos os processos construtivos já finalizados.
A vistoria de entrega de obras é realizada quando a obra está concluída e pronta para ser entregue ao proprietário ou ao usuário final. As principais atividades a serem realizadas durante a vistoria incluem:
- Verificação da conformidade com o projeto original: os engenheiros e arquitetos responsáveis pela obra devem verificar se a construção está de acordo com o projeto original e se todas as especificações foram atendidas.
- Verificação da qualidade dos materiais e da construção: os profissionais devem verificar se os materiais utilizados são de boa qualidade e se a construção está de acordo com as normas técnicas e de segurança.
- Verificação dos sistemas elétricos, hidráulicos e mecânicos: os profissionais devem verificar se esses sistemas estão funcionando corretamente e se estão de acordo com as normas de segurança.
- Verificação dos acabamentos: os profissionais devem verificar se os acabamentos, como revestimentos, pisos e azulejos, estão instalados corretamente e se estão de acordo com as especificações.
- Emissão de relatório final: os profissionais devem elaborar um relatório final que detalhe as condições da obra e as eventuais pendências, caso existam.
- Entrega da obra: após a realização da vistoria e a emissão do relatório final, a obra pode ser entregue ao proprietário ou ao usuário final.
Vistoria de Recebimento de Obra:
A vistoria de recebimento de obras é realizada no início da construção, antes de começar os trabalhos, para verificar se as condições do terreno e o projeto estão de acordo com o que foi estabelecido e se as normas técnicas e de segurança serão atendidas. As principais atividades a serem realizadas durante a vistoria incluem:
- Verificação da conformidade com o projeto original: os engenheiros e arquitetos responsáveis pela obra devem verificar se o terreno está de acordo com o projeto original e se todas as especificações foram atendidas.
- Verificação das condições do terreno: os profissionais devem verificar se o terreno é adequado para a construção, se há problemas como instabilidade ou presença de água subterrânea, e se há necessidade de alguma obra de preparo do terreno.
- Verificação das documentações: os profissionais devem verificar se todas as documentações como habite-se, alvará de construção, projetos e outros estão em ordem.
- Verificação das necessidades de infraestrutura: os profissionais devem verificar se as necessidades de infraestrutura, como água, energia elétrica, esgoto e drenagem, estão disponíveis e se estão de acordo com as especificações.
- Emissão de relatório final: os profissionais devem elaborar um relatório final que detalhe as condições do terreno, documentações e as necessidades de infraestrutura, e as eventuais pendências, caso existam.
- Autorização para início da construção: após a realização da vistoria e a emissão do relatório final, a obra pode ser autorizada para início da construção.
Auxilia os futuros moradores, o seu principal objetivo é promover uma análise de todo o sistema construtivo para apontar possíveis problemas passíveis de manutenção ou correção por parte da construtora.
Portanto, fornece maior segurança aos proprietários e sobretudo aos síndicos, que terão a certeza de que o empreendimento está em conformidade com as normas vigentes e obedecendo aos padrões técnicos desejados.
Metodologia Utilizada
Os trabalhos serão elaborados seguindo critérios da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT constantes na norma NBR 16.747. Os bens são registrados inclusive com imagens e tecendo comentários sobre a sua condição. Os Laudos serão considerados conclusos no envio em formato de minuta, que antecede a geração no modelo final no padrão da Valor Engenharia assinado, ambos fornecidos em formato digital.
A metodologia consiste na vistoria técnica por inspeção visual com a finalidade de caracterizar o atual estado de conservação, funcionalidade e segurança, identificando problemas por ventura existentes nos imóveis objetos do trabalho.
- 1. Abrangência
- Os Imóveis terão suas partes e estruturas vistoriadas, seguindo os Critérios das Normas Brasileiras da ABNT 16747, nas unidades unifamiliares as vistorias alcançaram as partes externas e internas e no caso de empreendimentos multifamiliares está prevista a vistoria de toda a parte comum, desde a coberta até o subsolo se existir. Em se detectando a existência de danos que indiquem a necessidade de vistoriar internamente alguma unidade tal fato será comunicado ao contratante.
- 2. Comunicação prévia
- Os responsáveis serão comunicados por correspondência em mãos ou via postal, as visitas serão realizadas em horários previamente determinados e com o acompanhamento de uma pessoa responsável por cada um dos responsáveis.
- 3. Inspeção
- A inspeção será realizada como inspeção visual com o auxílio equipamentos de foto e filmagens, e semelhantes, e sem o uso instrumentos técnicos e realização de exames periciais em laboratórios, que em caso de necessidade, serão solicitados com a devida justificação técnica, não estando o custo de sua realização incluso na nossa proposta.
- 4. Objetos da vistoria
- Arquitetura: Fachadas, telas, algeroz, calhas, guarda-corpos, corrimãos, portas, janelas e revestimentos de pisos, paredes e tetos; Estrutura: Lajes, vigas, pilares aparentes.
* Os elementos de fundação não aparentes, sapatas e blocos, poderão ser vistoriados caso o contratante deseje e assuma os custos de descobri-los e recompor os pisos e revestimento depois da inspeção.
Sobre a Valor Engenharia
+34bi
em Ativos Avaliados
+15K
Laudos Realizados
+5K
Empresas Atendidas
+31
Anos de Experiência